top of page

Brasileiros recebem apoio do Azerbaijão para deixar Irã

ree

O Azerbaijão está oferecendo apoio e segurança a brasileiros que queiram deixar o Irã em meio ao conflito com Israel. A informação foi confirmada pelo embaixador do país no Brasil, Rashad Novruz, nesta terça-feira (24).


De acordo com o diplomata, cerca de dez pessoas já deixaram Teerã pela fronteira com o Azerbaijão.

A viagem até Baku, capital do país, por meio terrestre dura cerca de dez horas.


Presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) também disse ter sido informado pelo chanceler Mauro Vieira da saída dos brasileiros do Irã com apoio das autoridades do Azerbaijão. Os dois se reuniram na tarde desta terça-feira para tratar sobre a situação de brasileiros no Oriente Médio.

De acordo com dados mais recentes, há 50 brasileiros residente no Irã. Porém, segundo fontes diplomáticas, o número no país persa pode chegar a 200, se forem contabilizados residentes permanentes, familiares e temporários.

"As autoridades do Azerbaijão estão oferecendo apoio para que brasileiros deixem Teerã e sigam até Baku para de lá retornar para o Brasil. A informação é que estão dando toda a segurança e apoio logístico para facilitar a saída", disse Trad à CNN.


O senador disse ainda que tratou com chanceler sobre os cerca de 470 brasileiros que procuraram a embaixada do Brasil em Israel para deixar o país.

Neste momento, não há uma previsão de uma operação de repatriação, mas o Itamaraty orienta que interessados em deixar tanto Israel quanto o Irã preencham os formulários comunicando a intenção de saída.



Comentários


bottom of page